sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Deputado Joe Valle confirma presença no I Seminário sobre Economia Verde no Cerrado



O Deputado Distrital Joe Valle (PSB) irá participar do I Seminário sobre Economia Verde e o III Seminário de Agroextrativismo no Cerrado, nos próximos dias 16 e 17 de novembro na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Os Seminários vão expor a importância de aplicar à Economia Verde ao Cerrado brasileiro e também irão discutir propostas do Cerrado para a Rio+20, além de iniciar a elaboração de um Marco Regulatório para o bioma.

Um dos temas centrais do encontro, a Economia Verde é, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, uma economia que resulta na melhoria do bem estar da humanidade e igualdade social e, ao mesmo tempo, reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológica. Os seminários são promovidos pela Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação – Ecodata e pela Frente Parlamentar Ambientalista do Distrito Federal.

Para o Deputado Joe Valle, o avanço do desmatamento, das queimadas e da urbanização degrada progressivamente o Cerrado. “È fundamental que novas tecnologias e práticas sustentáveis de produção, planejamento urbano e rural sejam construídas com viabilidade econômica, social e ambiental. A pauta da Economia Verde se faz necessária para que sejam revistos os modelos de desenvolvimento e crescimento econômico no Cerrado e no País”, explica.

Para Joe Valle, é preciso incentivar setores que adotem os princípios de uma economia verde, como por exemplo a agroecologia e o agroextrativismo. Segundo o Deputado, a Câmara tem o papel de legislar e fiscalizar o uso e ocupação do solo do Cerrado no Distrito Federal e completa: “serão destinados os esforços necessários para que Projetos de Lei definam a conservação do bioma e trabalharemos para a construção dos marcos legais”.

O início do debate sobre o Marco Regulatório do Cerrado é outro destaque do encontro. A iniciativa é inédita e objetiva a preservação, a conservação e a utilização do bioma orientadas por normas e leis específicas. O Marco Regulatório será proposto  pela Ecodata juntamente à Frente Parlamentar Ambientalista e Fundação SOS Mata Atlântica.

As Propostas discutidas durante o seminário serão encaminhadas aos debates e eventos da Conferência Rio+ 20, agendada para o mês de junho do próximo ano na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário