quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Proteger e preservar. Autoridades e sociedade civil reúnem-se para debater o futuro do Cerrado


O I Seminário sobre Economia Verde e o III Seminário de Agroextrativismo no Cerrado acontecem nos dias 16 e 17 de novembro na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O encontro vai iniciar a elaboração de um Marco Regulatório para o Cerrado e discutir propostas para a Rio+20, além de expor a importância do conceito Economia Verde para o bioma.Os seminários são promovidos pela Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação  Ecodata e pela Frente Parlamentar Ambientalista do Distrito Federal.

Estarão presentes importantes atores sociais que atuam pela conservação e preservação da sociobiodiversidade do Cerrado. Entre eles estão o presidente da Comissão de Meio Ambiente no Senado, senador Rodrigo Rollemberg; o Deputado Distrital Joe Valle; representantes do Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentopesquisadores da Embrapa, Produtores e lideranças de ONGs que atuam na área.

Um dos  temas centrais do encontro é a importância da Economia Verde no Cerrado que, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, é uma economia que resulta na melhoria do bem estar da humanidade e igualdade social e, ao mesmo tempo, reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológica.

O início do debate sobre o Marco Regulatório do Cerrado é outro destaque. A iniciativa é inédita e objetiva a preservação, a conservação e a utilização do bioma orientadas por normas e leis específicas. O Marco Regulatório será proposto  pela Ecodata juntamente à Frente Parlamentar Ambientalista e à Fundação SOS Mata Atlântica.

As Propostas discutidas durante o seminário serão encaminhadas aos debates e eventos da Conferência Rio+ 20, agendada para o mês de junho do próximo ano na cidade do Rio de Janeiro.


I Seminário sobre Economia Verde no Cerrado e III Seminário de Agroextrativismo
Onde: Auditório da Câmara Legislativa, Brasília–DF, em frente ao Palácio do Buriti
Quando: Dias 16 e 17 de novembro de 2011 das 8h às 18h.
Inscrições gratuitas. Acesse o link: http://migre.me/5Y9mC

Email: ecodata@ecodata.org.br / Telefone:  (61) 2104- 4444      
Facebook: /ecodataong
Twitter: @Ecodata

(Release oficial do evento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário