quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sudeco participa do I Seminário de Economia verde do Cerrado e o III Seminário de Agroextrativismo no Cerrado



A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste- Sudeco estará presente noSeminário sobre Economia Verde e o III Seminário de Agroextrativismo no Cerrado, que acontecem nos dias 16 e 17 de novembro na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O encontro vai iniciar a elaboração de um Marco Regulatório para o Cerrado e discutir propostas para a Rio+20, além de expor a importância do conceito Economia Verde para o bioma.Os seminários são promovidos pela Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação  Ecodata e pela Frente Parlamentar Ambientalista do Distrito Federal com o apoio da Sudeco.

Um dos  temas centrais do encontro é a importância da Economia Verde no Cerrado que, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, é uma economia que resulta na melhoria do bem estar da humanidade e igualdade social e, ao mesmo tempo, reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológica.

Para o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, pensar Economia Verde é pensar o futuro. “No atual contexto global e local discutir Economia Verde é uma questão de sobrevivência para as gerações que virão  já que os padrões de produção e consumo que temos não atendem às necessidades  de preservação do planeta”, afirma o diretor.

A Sudeco estimula o debate sobre a Economia Verde e a sustentabilidade, além de tomar iniciativas nesse sentido. Como exemplo, a recente  a criação pelo  Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste(FCO) de uma nova modalidade para o FCO Rural que tem como objetivo fomentar o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) no âmbito do FCO.

Para Marcelo, a instituição sabe que a forma mais eficaz de conservação do meio ambiente reside na sua valorização e utilização econômica de forma racional, com base em tecnologias adequadas desenvolvidas diretamente para os ecossistemas regionais.

O início do debate sobre o Marco Regulatório do Cerrado é outro destaque do encontro. A iniciativa é inédita e objetiva a preservação, a conservação e a utilização do bioma orientadas por normas e leis específicas. O Marco Regulatório será proposto  pela Ecodata juntamente à Frente Parlamentar Ambientalista e à Fundação SOS Mata Atlântica.

As Propostas discutidas durante o seminário serão encaminhadas aos debates e eventos da Conferência Rio+ 20, agendada para o mês de junho do próximo ano na cidade do Rio de Janeiro.


SEMINÁRIO SOBRE ECONOMIA VERDE NO CERRADO E III SEMINÁRIO SOBRE AGROEXTRATIVISMO NO CERRADO
Inscrições gratuitas. Acesse o link: http://migre.me/5Y9mC

Informações:
Email: ecodata@ecodata.org.br / Telefone:  (61) 2104- 4444      
Facebook: /ecodataong
Twitter: @Ecodata




Nenhum comentário:

Postar um comentário